terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sopa de Pai

Reproduzo aqui de forma integral o post de hoje do Marcelo Cunha Bueno, colunista da Revista Crescer e que tem o Blog "Sopa de Pai".
Ele fala de forma muito interessante do assunto Prioridade.
Leia, aproveite e pense: qual a tua prioridade?






PRIORIDADE OU PRIORIDADES
por Marcelo Cunha Bueno

Qual é a prioridade em sua vida?

Já se fizeram essa pergunta? Já a responderam?

Estava conversando hoje com um grupo de jovens. Conversávamos sobre a vida. Eles me perguntavam sobre o Enrique, sobre casamento, sobre ser dono de escola. Contava sobre a minha vida. Dizia que essas coisas eram as minhas prioridades. Uma das meninas me perguntou: mas podemos ter mais do que uma prioridade?

Não sei. Queria que alguém me ajudasse a escolher. Já escrevi sobre isso aqui no SOPA. Nos dias que correm, temos cada vez menos tempo para vivermos a experiência potente da vida. Falta-nos tempo, temos excesso de informações, de opiniões e de trabalho. Tudo para ontem, para agora… tudo para fora. Nada para dentro.

Perdemos o foco da vida. Calma! É apenas uma reflexão, não uma crítica ressentida do viver contemporâneo. Mas somos bombardeados por necessidades o tempo inteiro. O homem e a mulher modernos criaram necessidades para nós. Necessidade de sermos felizes, de estudarmos em escolas bacaninhas, de usarmos determinadas marcas ou guiarmos um carro-conceito. Necessidade de assistirmos a tais filmes, de não escutarmos tais músicas, de acreditarmos em tais crenças, de comprarmos tais alimentos. Necessidade de lermos determinados escritores, de votarmos em determinado partido e não em outro, de nos conformarmos com determinadas situações.

Os jovens me contaram coisas que eu tenho vergonha de contar para quem não conheço (sim, mesmo aqui nesse blogue, tenho uma certa vergonha). Mas o que me diziam era de foro íntimo. Falavam de família, de sentimentos pelos pais e mães… sem pudor algum. O mesmo acontece com os adultos, que expõem suas agruras para os demais sem cerimônia. Perguntei a eles se poderiam me dar a senha do facebook, do Orkut, do email… eles disseram que jamais. Concluí que não temos pudores para compartilhar intimidades, mas guardamos segredo quando se trata de guardar uma senha virtual de uma comunidade virtual. Afinal, quem somos ali? Ou quem escondemos ali?

Prioridade! Eu não sou contra, como podem ver, de redes sociais. Uso blogue, twitter, passo o dia conectado pelo celular. Gosto disso! Mas não é a minha prioridade. Rede social é gente! Olho no olho! Toque!

É isso que garante conforto, afeto, acolhida para as crianças… e que daria aos jovens um sentimento de pertencerem ao mundo. Temos de encontrar o que precisamos de fato. E pode ser qualquer necessidade, desde que seja algo que nos aproxime dos demais, que não nos afaste, exclua as pessoas. Temos de tentar achar o significado de viver a vida para algo que nos toque. Pode ser um casamento, um filho, um trabalho. Fazer de corpo e alma. Estar de corpo presente!

Essa é uma pergunta que deveríamos nos fazer todos os dias! Para afirmar a condição de viventes desse cotidiano que pode nos afogar! Qual é a minha prioridade?

Sim! Poderia responder àquela menina! Podemos ter muitas prioridades. Prioridade pode ser a vontade de costurar tudo o que me faz bem! Trabalho, casamento, filho. Afinal, a prioridade é ser e estar pleno de sentidos e afetos pela vida!

http://twitter.com/sopadepai

Nenhum comentário:

Postar um comentário