terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Certeza incerta

Já há vários dias venho pensando na palavra certeza.
Segundo o nosso grande Aurélio o significado de certeza é:

"s.f. Caráter daquilo que é certo, evidente, indubitável: uma certeza matemática. / Convicção, segurança plena e total: tenho a certeza de que ele vencerá. / Conhecimento certo. / Estabilidade: não há certeza alguma nas coisas do mundo. / Filosofia. Convicção que o espírito tem de que os objetos são tais quais ele os concebe. // &151; Loc. adv. Com certeza, evidentemente, certamente."

Ter certeza é bom ou ruim? Na minha opinião depende da situação. Vamos aos fatos.
É bom ter certeza, por exemplo, na hora de atravessar a rua, na hora de escolher a profissão (o que nem sempre acontece!), na hora de tomar uma decisão, enfim... meu foco definitivamente não é este.
Quero falar dos momentos em que a certeza pode atrapalhar. Como em um relacionamento. Acho bem complicado a pessoa ter certeza que é tudo na vida do outro. Neste caso bem específico a certeza acomoda e eu acredito que atrapalha. Mesmo em relações estáveis o encantamento e o sentimento de conquista devem estar presentes em todos os momentos.
Sabe aquela coisinha da "pulga atrás da orelha"? Pois é.

 Não quer dizer que você vai deixar o coitado do marido/namorado/namorido/ficante podre de inseguro. Não é isso. Não vale inventar histórias, mentiras e coisas do gênero. A ideia é mudar a atitude mesmo.
Quando consigo assistir a novela, morro de rir com a personagem da Camila Pitanga. Ela está afim do bonito, mas tem estratégia. Esperta ela. Sabe que ele é malandro e vai jogar!
Então é isso, a pessoa sabe que você ama/gosta/quer ela. Mas até ali. O jogo nunca está ganho. E acho que esta deve ser a sensação. Lógico que não precisa ser a final do campeonato todos os dias, porque cansa e vira rotina. Mas não dá só pra cumprir tabela também!
A certeza gera estabilidade, que não é ruim... mas da mesma forma deixa tudo muito "certo" (rsrsrs) óbvio demais.
Não existe receita infalível quando o assunto é relacionamento, mas sempre é legal dar uma pensada no assunto.
Pronto, a pulga está atrás da tua orelha agora... com certeza!

Um comentário:

  1. Adorei o título...a incerteza nos tira da zona de conforto e nos desafia mais, haja coração.

    ResponderExcluir