quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Descartar ou Reciclar?

O significado da palavra descartável  diz "do objeto que se lança fora, no todo ou em parte, após o uso" e a ideia do descartar após o uso além de ecologicamente incorreta, pensando pelo lado afetivo é bem complicada pois as relações de hoje são muito, mas muito descartáveis.
Sabe aquela coisa, usou, cansou, jogou fora? É aí que eu me refiro.
Não falo só de namoros e casamentos, mas de relações familiares, profissionais e amizades também.
Parece bem fácil. A faz alguma coisa que eu você não gostou, eu fiquei com raiva/triste/magoada/chateada com você, te xinguei, você parou de dizer oi, te excluo dos meus amigos, você não lembrou mais do meu aniversário, eu atravesso a rua para não olhar para você. Se somos próximos, deixamos de frequentar os mesmos lugares, para evitar o constrangimento dos demais. Parece simples, não é mesmo?



Mas não é simples. Ao menos não pra mim.
Se eu te conheço, se convivi contigo, fico bem chateada se você passar por mim na rua e fingir que não me viu. Mais ainda se você me conhece o suficiente para saber o quanto isso me incomoda.
Todo mundo erra, faz as suas bobagens, pisa na bola. Ninguém está livre de fazer uma burrada e acabar magoando alguém que quer bem. Daí a boa educação ensina a pedir desculpas, esperar a mágoa passar e tocar a vida em frente. Mas tem gente que não é assim e que carrega aquele rancor, tranforma aquela coisinha numa coisona e um probleminha num problemão. Quando você percebe já perdeu anos da tua vida.Perdeu a oportunidade de passar um monte de coisas legais junto com as pessoas que você sempre passava. Perdeu tempo.
Tenho um certo apego com coisas e com pessoas. Tem gente que acha bom, e tem gente que acha ruim. Tenho muita dificuldade de me "desfazer" das pessoas que gosto. Na verdade não me desfaço das pessoas. Posso me afastar. Mas guardo na lembrança, no coração, seja onde for de alguma forma o que a pessoa deixou de marcas na minha vida. Para que eu deixe de gostar de alguém é necessário que esta pessoa tenha sido muito filha da mãe e muito sacana comigo ou com as pessoas que eu amo.
Por isso pra mim as pessoas não são descartáveis mesmo. Não sou boazinha, nem preciso provar nada pra ninguém. Mas acredito em algumas coisas que carrego no coração. Pode parecer pura bobagem em tempos de que se não deu certo joga fora.
Pois eu sou sou afetivamente correta. Prefiro tentar reciclar antes de descartar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário