quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caos?

A teoria do caos  "é uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz sentido. Imagine que, no passado, você tenha perdido o vestibular na faculdade de seus sonhos porque um prego furou o pneu do ônibus. Desconsolado, você entra em outra universidade. Então, as pessoas com quem você vai conviver serão outras, seus amigos vão mudar, os amores serão diferentes, seus filhos e netos podem ser outros..." (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-a-teoria-do-caos)

Pois bem. Apesar de toda teoria eu acredito que somos fruto e resultado do que está predestinado que seja pra cada um. Vivemos, aceitamos ou não as situações por que passamos. Muitas delas definem o futuro, mudam a vida.
Um passo em falso e está instalada a teoria do caos.
Mas o caos é o fim? Não! A vida é o resultado das nossas escolhas. Saber dizer NÃO é importante. Para ser aceito não precisa concordar com tudo.
Há muitos anos atrás me peguei longe pensando em como teria sido a minha vida se... e se... mas e se... e se também... Bom, a imaginaçao é fértil e a cabeça vai longe. Mas nada foi daquele jeito! Foi como foi, como é.


Arrependimento não é uma palavra que eu costumo usar. Acredito muito em destino. Por isso parei de ficar imaginando com teria sido "se"!
Ao invés de ficar pensando nisso, prefiro pensar no que fazer para melhorar o agora.
Tudo bem que uma pequena escolha no passado tenha mudado todo o meu futuro... mas isso era pra ser meu e ponto.
Se eu quero mudar minha vida, se você quer mudar a sua tenha certeza que não é mudando ou se agarrando no passado e analisando os "e se" que fizeram parte das escolhas da vida. Para mudar a vida, tem que trabalhar no hoje, no agora, investir no presente, em ações concretas e objetivas com foco no futuro.
Aí sim a coisa anda!

Beijo. Tô quase de férias.

imagem: Eduardo Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário