Talvez que já seja mãe e pai se identifique um pouco com o que eu penso, e entenda. Como já disse aqui tenho dois filhos e uma preocupação imensa com a educação deles. Tem um prevérbio judaico que é simplesmente genial e que diz: “Dê a seu filho raízes. Mais tarde, asas.”
Raízes e asas. Parece fácil. Só parece!
Raízes e asas. Parece fácil. Só parece!
Fonte: http://frasesilustradas.wordpress.com |
Entendo raízes como sendo uma boa educação,valores familiares, amor e carinho. As raízes te trazem de volta ao lugar de onde você saiu. A família do meu marido tem uma tradição interessante de enterrar o umbigo do bebê, depois que ele cai, para que este crie suas raízes. Um simbolismo bacana. Mas esta questão vai muito mais longe. Eu valorizo muito o "estar em família". Sinto saudades enormes das reuniões de família que fazíamos na nossa casa. Eram sábados e domingos memoráveis. No Natal do ano passado consegui reunir toda a família aqui na nossa casa e foi um Natal bem especial. A minha família e a família do meu marido... todos juntos, partilhando a ceia e trocando presentes num clima muito legal.
Quero que meus filhos lembrem destes encontros assim como eu lembro dos que tínhamos em casa e que me fazem ter vontade de voltar no tempo e poder desfrutar de tudo aquilo de novo. Minhas raízes.
E asas? Existe uma linha muito tênue entre liberdade e permissividade. A liberdade é importante demais para que nossos filhos tenham responsabilidades e desenvolvam sua capacidade de convivência e relacionamento longe da "barra da saia" da mãe. O problema é libertar. Estou passando por isso. Preciso deixar meu filho mais velho criar asas, e estou sentindo muita dificuldade em fazer isso. Sofro com a falta de notícias e com a saudade.
Nestes tempos de muitos livros e teorias sobre educação acho difícil ter uma fórmula pronta para a educação dos filhos. No passado o respeito aos pais era a base da educação. Hoje muitos pais querem ser amigos dos filhos e acabam perdendo o rumo para educá-los.
Raízes e asas. Ainda vou pensar muito nisso...