terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Essência

Muitas coisas aconteceram nos últimos dias, nos últimos meses e anos.
Eu não fui incondicional.
Talvez eu não saiba conviver nem mesmo com os meus próprios defeitos para julgar os outros, afinal todos temos. Muitos. Sei dos meus.
Eu não quis calar, ou até calei por um tempo. Mas no fim gritei e foi maior do que eu. Pois o que eu sou, continuava gritando, pulsando.
Essência.
Independente.
Carente, sim. Mas independente.
Tenho muito para aprender ainda. Muito mesmo.
Crescer, evoluir.
Não admito ser julgada por decidir seguir um caminho diferente do que alguns esperavam ser o "correto". Nada sei do futuro. Mas as pedras que passei, os tombos que caí, as lágrimas que derramei ou mesmo os sorrisos e vitórias que tive fazem parte de uma história e não cabe a ninguém dizer nada sobre ela - aprovar ou não.
Sei que minha busca nunca foi em vão pois tudo que encontrei no caminho foi bom, nada causou arrependimento. Nada. Isso é o que mais importa. Olhar para trás e apesar de tudo pensar que valeu a pena e que vale a pena também continuar caminhando, seja como for.
Perder e ganhar, em qualquer área da vida, ensina muito.

"Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.
Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada."
Lya Luft




Por isso acredito que podemos nos recriar, renascer seja do que for. Aprender com a vida, crescer, evoluir, buscar respostas e sempre, mas sempre questionar mais e mais.
Na verdade é este o caminho: questionar-se sempre.
É isso que eu quero de verdade? É assim que sou?
Tudo depende da forma que olhamos as coisas. O copo está pela metade. Para uns, meio cheio. Para outros, meio vazio. Tudo é uma questão de percepção, perspectiva, visão da vida.

"Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências.
Desistir, ainda que não pareça, foi meu grande gesto de coragem."

imagem: Ken Seet/Corbis

Quando falta inspiração...

... sobra Clarissa!

E ela falou e disse exatamente (mais uma vez) o que eu queria, e eu estou a zero de inspiração - há dias.

de Clarissa Correa
Sobre a gratidão e outras coisas

"O meu maior defeito é esperar RETRIBUIÇÃO. Desculpe, mas eu precisava me abrir com você. Eu espero, sim, que o outro RECONHEÇA o que faço. SOU HUMANA. Acho que na vida tudo vai e vem. São DUAS MÃOS. Eu faço, você (teoricamente) faz e assim a gente SE AJUDA e tenta viver melhor. Mas nem sempre é assim.
Não gosto de ingratidão. Honestamente, não quero um presente bem embrulhado com fita prateada. Não quero flores nem chocolates. Não quero tapete vermelho nem puxação de saco. Não quero um cartão cheio de traquitanas. Só quero que você agradeça de coração aberto e sinceridade brilhando nos olhos. MAIS NADA.
Duvido que uma pessoa faça, faça e faça sem esperar pelo menos um obrigado. Não estou levantando a bandeira do faça-e-espere-um-agradecimento. Estou apenas contando para você como me sinto. Fico bem chateada quando alguém pede a minha ajuda e age como se aquilo fosse a minha obrigação. Da mesma forma que fico bem sentida quando me ofereço para ajudar, me viro em mil, me desdobro e a pessoa nem liga. SER GRATO É TÃO BONITO, FAZ TÃO BEM.
FAÇO AS COISAS PORQUE QUERO. ESSA É A MINHA VERDADE. FAÇO DE CORAÇÃO, SIM. Mas tenho sangue correndo nas veias, tenho sentimento e espero que a pessoa VALORIZE o que fiz por ela, da mesma forma que VALORIZO O QUE FAZEM POR MIM. Não esqueço de quem me estende a mão. Minha memória não é curta. Apesar de eu esquecer nomes, jamais deixo passar batido o que fazem por mim.
Porque aprendi que ajudar o outro é bonito.
Mas ser grato é mais bonito ainda."

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Se arrepender, pra que?

Compartilhdo pela amiga Claudia Rocha Crusius, e extremamente pertinente aos dias de hoje, já que levamos nossas vidas tão a sério e por vezes nos deparamos com algo grave, ou até mesmo com a própria morte e não há tempo para pensar ou sequer fazer tudo o que gostaríamos.
Vale ler e repensar as atitudes diante da vida.

Uma enfermeira que aconselhou muitas pessoas em seus últimos dias de vida escreveu um livro com os cinco arrependimentos mais comuns das pessoas antes de morrer. Bronnie Ware é um enfermeira que passou muitos anos trabalhando com cuidados paliativos, cuidando de pacientes em seus últimos três meses de vida. Ela conta que os pacientes ganharam uma clareza de pensamento incrível no fim de suas vidas e que podemos aprender muito desta sabedoria.

"Quando questionados sobre desejos e arrependimentos, alguns temas comuns surgiam repetidamente", disse Bronnie ao jornal britânico "The Guardian".
http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2012/feb/01/top-five-regrets-of-the-dying

Confira a lista e os comentários da enfermeira:

1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse
"Esse foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não realizou nem metade dos seus sonhos e têm de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomaram, ou não tomaram. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que eles não a têm mais."


2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto
"Eu ouvi isso de todo paciente masculino que eu trabalhei. Eles sentiam falta de ter vivido mais a juventude dos filhos e a companhia de seus parceiros. As mulheres também falaram desse arrependimento, mas como a maioria era de uma geração mais antiga, muitas não tiveram uma carreira. Todos os homens com quem eu conversei se arrependeram de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho."


3. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos
"Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, ele se acomodaram em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eles realmente eram capazes de ser. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ao ressentimento que carregavam."


4. Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos
"Frequentemente eles não percebiam as vantagens de ter velhos amigos até eles chegarem em suas últimas semanas de vida e não era sempre possível rastrear essas pessoas. Muitos ficaram tão envolvidos em suas próprias vidas que deixaram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos. Tiveram muitos arrependimentos profundos sobre não ter dedicado tempo e esforço às amizades. Todo mundo sente falta dos amigos quando está morrendo."





5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz
"Esse é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só percebem isso no fim da vida: que a felicidade é uma escolha. As pessoas ficam presas a antigos hábitos e padrões. O famoso 'conforto' com as coisas que são familiares. O medo da mudança fez com que elas fingissem para os outros e para si mesmas que estavam contentes quando, no fundo, ansiavam por rir de verdade e aproveitar as coisas boas em suas vidas de novo."

E a pergunta do final da matéria é:
Qual é o seu maior arrependimento até agora, e que vai se preparar para alcançar ou alterar antes de morrer?

Um conceito que eu respeito

'Tenho apenas um exemplar em casa que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela que me mantém. (...)
O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo. É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.
Só tem mulher quem pode!'

sábio, sempre, Luiz Fernando Veríssimo

No céu, quando eu nasci

Eu sempre fui muito curiosa com relação à isso, tanto que já fiz uma vez meu mapa astral e perfil astrológico. E é  impressionante como é certo. Batata!!!
Porém, depois que soube meu ascendente sempre leio os dois, porque muitas vezes me identifico muito mais com ele do que com o meu signo solar, que é Aquário (eu sempre achava que era uma aquariana fora do aquário, porque não fechava muito com o perfil...).

SOL EM AQUÁRIO (signo solar, aquele que sabemos com a data do aniversário e normalmente lemos no jornal...!)
O que cada um cria a partir da consciência da própria identidade; o setor que representa o potencial criativo de cada um, assim como os filhos. 

ASCENDENTE EM VIRGEM
O ASCENDENTE representa suas características mais evidentes e junto com o signo solar refletem sua "identidade astrológica". É a casa 1 do mapa astral e representa aquilo que cada um vê como identidade. Ela representa a nossa individualidade, o nosso comportamento diante da vida. 

Encontrei e guardei duas descrições de ambos os signos. Uma séria, de um livro e outra que é uma brincadeira que rolava na internet. Em ambos eu encontro algo que me faz rir e pensar: "Putz, é bem assim!"


Eduardo Aguiar escreveu as características das Mulheres dos 12 signos. Através de estudos e adaptações que ele realizou em um livro.

A mulher de Aquário
(20 ou 30% fecham comigo!)
Quando estão amando (veja bem, eu disse a-man-do mesmo) as aquarianas são extremamente fiéis. Pode confiar. Bem, mas não vivemos num mundo perfeito não é verdade? Compensando sua dedicação, a aquariana é dotada de um alheamento e falta de emoção em relação às pessoas, que é de se apostar todas as suas fichas como ela não está tão afim de você. Mas ela está. Basta deixar que ela se envolva com sua deliciosa lista de 6 bilhões de assuntos que ela precisa pesquisar e descobrir. Bem como seus outros 6 bilhões de amigos (um em cada canto do universo). O maior erro que você poderia cometer na sua vida seria amarrar os pés das discípulas do vento, ao pé de uma cama.
Acostume-se. Passe a encarar com naturalidade o fato de que ela pratica capoeira, lê livros em cima da árvore (não embaixo), e decide passar as férias trabalhando como voluntária da Cruz Vermelha. Lembra quando você a viu na TV amarrada na árvore que iam derrubar? Pois então. Achei normal. Ela é a única por onde passa a ideia de perseguir uma estrela cadente, enquanto todos os outros estão concentrados em realizar pedidos. E olha que eu ainda não cheguei ao principal.
A aquariana não pertence a ninguém porque ela é de domínio público. Elas insistem e precisam ser livres. No entanto, a pessoa que aceita os seus termos, terá sua profunda admiração e devotamento. Ela sabe que não é fácil.
Devo dizer que paixão realmente não é o forte delas. Passam longe do que são as mulheres de escorpião. Serão como borboletas, imprevisíveis, vivendo de acordo com seu próprio código, em sua trajetória singular. No fim da história, ela sofre de um medo secreto de se apaixonar demasiadamente por alguém e acabar negligenciando o mundo e todas as outras pessoas que precisam dela, e vice-versa. Basta dizer que ela é a esposa perfeita para um piloto de avião.
Seu temperamento, bem como o amor que dedica, é definidamente impessoal. A aquariana ama mais a humanidade do que o ser humano. Então elas não demonstram o que estão sentindo muito facilmente. As palavras com as quais elas expressam o seu amor são frustrantemente limitadas. Ela pode ser como um flamingo posudo e elegante nas mais diversas situações, mas em matéria de amor ela se transforma num ogro estabanado. É muito comum que ela viva confundindo amor e amizade tamanho seu desligamento com questões de espécies mais quentes, digamos assim. Há muita coisa linda e maravilhosa pra se ver por ai do que sua cara todos os dias.
É difícil, eu sei. Mas se você está apaixonado por uma mulher dessas há de reconhecer: nunca você acreditou tanto em mágica como acredita agora. É nítido como as aquarianas realmente se destacam, não pelo brilho como as leoninas, pelo sucesso como as capricornianas ou pelo apelo irresistível das mulheres de escorpião. As aquarianas são a cereja do bolo simplesmente porque elas não fazem parte daquele lugar.
Ela é internacional, onde quer que ela esteja.
Não é ótimo? Você pode ter um produto importado, que prevê o futuro, sabe de tudo que está acontecendo e que ainda te ama nos dias em que você se sente menos amado. Tudo isso pelo preço de você não ser tão conservador e reservar sempre uma boa mente aberta.
Eu queria. Você não?


Mulher de Virgem 
(diria que daqui sou 70 ou 80%)
É bem provável que você faça uma imagem de mulher delicada, frágil e virginal dessa mulher. Bom, não é bem assim. Na realidade, não é nada assim. As virginianas fazem coisas que nós nunca esperaríamos que elas fizessem. Não é que elas sejam imprevisíveis. Elas agem naturalmente, você é que enxerga errado.
É realmente de ficar de queixo caído com a capacidade das virginianas de ser absolutamente o oposto do que a sua aparência indica. Ela é capaz de enfrentar sozinha um mundo hostil, desbravar o último pedaço virgem da Amazônia e procurar pela última espécie de arara azul só para provar que elas ainda existem. Elas parecem porcelana, mas a espinha é de titânio.
Eis o seguinte. A mulher de virgem tem uma visão clássica do amor. E ela é tão pura quanto as águas que nascem nos Alpes suíços. Portanto se os olhos dela enxergarem em você imperfeições que batalham com um amor sem falhas que ela acredita ter conhecido ontem, ela não vai hesitar em romper laços antigos. E quando a virginiana termina um relacionamento, o que é fatalmente doloroso, não vê porque amenizar seu corte cirúrgico com anestésicos. Dor dói, não importa o quanto. E o seu conceito de relacionamento é mais coerente e irrefutável do que qualquer documento legal. Ela sabe ser mortalmente prática e divinamente romântica, ao mesmo tempo.
Quando marcar um encontro com a sua amada virginiana, tome o cuidado de não se atrasar. Elas são as discípulas da organização, eficiência e pontualidade. Não se atrase a menos que queira estragar as coisas. Elas não vão fazer estardalhaço e muito barulho. Mas as virginianas sabem ser beeeeem desagradáveis. Dou a solução: colha algo da natureza para presentea-la, admita o erro e não discuta mais. Você não pode vencê-la. Espere. Espere. Espere. Pronto, ela está ótima de novo e nem importa quem venceu.
Treine em casa algumas palavras antes de lidar com virginianas que prezam por uma boa gramática. Não seje, nem menas e nada pra mim dizer. É fundamental. Esteja bem apresentado, cabelo e barba no lugar, todo trabalhado na impecabilidade. O senso dela de limpeza e organização transita em todos os lugares, inclusive em você.
Não a atormente apertando-a por ai, não fique de beijos demais, não faça espetáculos. Com a virginiana é devagar, graciosamente e com charme. Uma vez que você a tenha, elas serão fiéis assim como são leais a sua ideia de amor e relacionamento. Se ouvir de alguma virginiana que ela traiu alguém, é muito provável que tenha durado muito pouco e aconteceu apenas para ela provar algo para si mesma. Se elas cometem deslizes, sabem encobri-lo com maestria.
Mas apesar da meticulosidade aborrecida, da chatice dos dias de chatice e de seu poder de criticar sem medo, o que você faria sem essa virginiana, não é verdade? Há algo de louvável em sua precisão e exigências. Inegavelmente te faz alguém melhor. O jeito tímido e olhos convictos reservam uma inteligência encantadora impossível de resistir, principalmente depois que ela esboça um sorriso e, de repente, parece que ela não é nada mais que nada.
Mas para alguém que ama esta espécie e, principalmente, sente a mão dela em sua própria vida... ela é tudo.
Sutilmente indispensável.
Estou certo?

muito bem... agora é hora de rir um pouco!


Aquário
Detesto este signo.
Detesto mesmo.
E por quê?
Porque os diabos dos aquarianos conseguem perceber as coisas antes que todo mundo e assim, não dramatizam. Coisa que eu, sagitário adoro fazer.
E como conseguem resolver problemas com um piscar de olhos.
Acho até, que as aquarianas não têm TPM.
O chato do aquariano tem dom de ser futurista e como tal, ele antecede fatos, situações e depois que você se estrepa ele solta:
‘Não te avisei’?
Chato Chato Chato.
O aquariano sempre é o mais diferente ou o mais tranquilo…
Ele se antecede as tendências, então tudo que ele disser que é bom ou vai pegar, acredite… vai pegar.
São completamente apaixonados por eletrônicos, jogos, computadores, tudo que é futurista e único.
Um aquariano perfeito seria o maluco beleza Raul Seixas, que falou sobre a metamorfose ambulante.
Ah, aquário tem humor, tem uma loucura interna e um desprendimento das convenções que não é tipo, que não é calculado. Eles são naturalmente assim.
Tem uma intelectualidade vibrante, são curiosos, cientistas, adoram analisar as coisas, os fatos, teorizar sobre algo ou mostrar um lado da questão que ainda não foi explorado.
Pessoas de look original, ideias anarquistas, pessoas que mudam o curso da história são de aquário.
Também ligados nas questões humanitárias…
Adoram coisas como ‘buraco de ozônio’, ou o ‘futuro do homem na era virtual’, ou a ‘pílula e sua função neste milênio na vida da mulher. ’
ONU e NASA soam como sinfonia dos Deuses no coração aquariano.
No amor, são divertidos, desencanados, joviais, e não esquentam muito a cabeça com nada.
Nada de supérfluo, lógico.
Na verdade são dedicados, mas nem ouse tentar prende-los.
Eles te chutam como se chuta uma bola.
As mulheres de aquário, na maioria das vezes, moram sozinhas, tem filhos sozinhas, tem seu próprio negócio, e não são nada caretas, adoro.
Mas não se esqueçam… são cientistas…
E te analisam e te observam o tempo todo, sem você perceber.
E se você é conservador, familiar e muito moralista, esqueça este signo.
Ele veio ao mundo para agitar…
Que inveja…

Virgem
Ummmmmmmm…
Faz de conta que você tem uma empresa e acha que o seu sócio está te roubando e você precisa ter certeza e para isto, você terá que mexer em todo o complexo livro caixa, numa busca pelos últimos três anos de lucros da empresa. Que chato, não?
Não para um virginiano.
Minúcias, detalhes, cálculos complicados, deixe tudo para ele.
O virginiano é muito organizado, e não só no sentido de casa impecável e limpa, mas sim na organização mental.
A capacidade de concentração destas pessoas é impressionante e se você resolver mentir para eles, espero que seja bom, porque eles vão somando detalhes , expressões de rosto e friamente vão dizer na sua cara:
Você mentiu! E vão explicar o porquê.
Dá ódio. Não se esquecem de nada, anotam tudo, conseguem ser pontuais e obedecer à rotina de uma maneira perfeita.
Espiem só a agenda de um virginiano típico:
07h15min- o despertador toca e o virginiano reza não se esquecendo de agradecer o aumento que ganhou e os 3 kg que conseguiu perder.
07h20min- O virginiano vai para o banheiro e faz xixi, em seguida cocô, usa 7 vezes o papel higiênico (mesmo sabendo que tomará banho em seguida), e aperta duas vezes a descarga , pois tem pavor de resíduos.
07h25min- o virginiano entra no chuveiro e molha bem os cabelos e depois de bem molhado, ele passa o shampoo, esfregando bem e enquanto o shampoo age, ele escova os dentes com a escova elétrica.  Enxágua os cabelos e a boca, e repete as duas operações (cabelos e dentes) por mais uns minutos e novamente enxágua..
Não passa condicionador porque só usa dia sim, dia não. E hoje é o dia do não.
Em seguida esfrega com a esponja vegetal as partes mais ásperas do corpo (cotovelos, calcanhares, joelhos) e depois com o sabonete antibacteriano ele lava axilas, solas dos pés, e partes pudendas.
Depois lava o restante do corpo com o sabonete liquido hidratante e enxágua tudo com a água fria porque tonifica os músculos.
Sem medo de ser feliz, lava o rosto com o sabonete para peles mistas.
Depois…
E por aí vai…
As mulheres são excelentes esposas e namoradas, mas são exigentes demais, detalhistas, do tipo que se o coitado deixar a toalha molhada em cima da cama ela surta.
São excelentes executivas, secretárias, médicas e cobradoras de ônibus.
E quando discutem a relação é péssimo, porque fazem um apanhado dos últimos 5 anos, sem perder nenhum episódio de briga e ofensas, repetindo até frases e insultos.
Mas o virginiano em geral é bem asseado.
Se você estiver na cama com algum deles e tiver com mau hálito, chulé ou um cheiro forte debaixo do braço… ele fala na sua cara e te manda para o banho.
E tem todos os remédios do mundo... São hipocondríacos.
São capazes de tomar Imosec antes da feijoada.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

pra não esquecer:



'Não há mal que perdure
quando o bem 
mora dentro da gente'



[vanessa leonardi]

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Metade

Inspiração da queridona Giovana Crossi. Não pude deixar de postar. Beijos Vana.

"Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio;
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca;
Porque metade de mim é o que eu grito,
Mas a outra metade é silêncio...

Que a música que eu ouço ao longe
Seja linda, ainda que tristeza;
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante;
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade...

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece
E nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas como a única coisa que resta
A um homem inundado de sentimentos;
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo...

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço;
E que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada;
Porque metade de mim é o que penso
Mas a outra metade é um vulcão...

Que o medo da solidão se afaste
E que o convívio comigo mesmo
Se torne ao menos suportável;
Que o espelho reflita em meu rosto
Um doce sorriso que me lembro ter dado na infância;
Porque metade de mim é a lembrança do que fui,
A outra metade eu não sei...

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
para me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais;
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço...

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade para faze-la florescer;
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção...

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade... também."















Texto: Oswaldo Montenegro
Imagem: Greg Vote/Tetra Images/Corbis